Um casamento grita amor e paixão!!!
Ideias, dicas, sugestões sobre casamento
.

11 de setembro de 2013

Escolhendo o rack certo!!!!

Depois do sofá, o rack é a peça mais importante em uma sala com TV. Mas isso não quer dizer que o móvel deva chamar muita atenção. É aí que está o grande risco na decoração de um ambiente para televisão. 
Rack é um acessório na decoração e não deve jamais ser o protagonista. 

• Eu prefiro móveis sob medida. Um rack feito por um marceneiro de confiança, com um desenho discreto e bem acabado, é o ideal. Mas maioria das pessoas erra na altura da peça. Nos meus projetos, o rack nunca passa de 50 cm de altura. Se ele for alto demais, a sala acaba ficando visualmente menor e mais poluída. Peças baixinhas ficam mais elegantes.


• Se você mandar fazer uma peça sob medida, ela não precisa ficar encaixada entre duas paredes. Dê preferência a uma peça solta, com respiro nas laterais. Dessa forma, é possível aproveitá-la em outro ambiente se for preciso mudar de endereço. Tome o mesmo cuidado ao comprar uma peça pronta. (meu caso)
• Antes de encomendar ou comprar o móvel, analise os aparelhos de som e TV que ele irá acomodar. A caixa de subwoofer, por exemplo, precisa ficar no chão, ao lado da peça. Além disso, os nichos devem comportar o receiver, normalmente mais alto que os demais aparelhos. Nada pior que comprar ou mandar fazer um móvel sob medida e um aparelho não caber.
• No que diz respeito a cores, o ideal são as discretas. Eu prefiro algo em tons que pareçam madeira, ou a própria madeira. Peças em laca brilhante também são ótimas opções, desde que a qualidade da pintura automotiva seja boa. Cores fortes como vermelho e amarelo estão na moda, mas cuidado! A probabilidade de você enjoar é alta depois de alguns meses. Fuja de estampas e móveis com adesivos. Lembre-se de que você vai ficar olhando para o rack enquanto estiver assistindo TV!
• O desenho mais simples e mais eficiente de um rack de TV é aquele com um grande nicho em cima e gavetões embaixo, onde podem ficar guardados DVDs e cabos (todo mundo tem vários hoje em dia e não sabe onde guardar). Os espaço que sobrarem no nicho podem ser preenchidos com livros de arte e outro objetos decorativos.
• Se você mora ou irá morar em apartamento, prefira desmontar o móvel para facilitar a entrada dele nos elevadores ou escadas. Afinal, ninguém quer mais uma coisa atrapalhada pra fazer no dia da mudança, né?
• Se o dinheiro estiver escasso na sua conta bancária, use a criatividade e improvise. Algumas peças podem servir muito bem como rack e suporte para aparelhos e TV.
• Não gosto muito de TVs na parede. Mas, além de liberar espaço sobre o rack, a sala fica mais organizada e limpa, sem fios aparentes. Mas lembre-se que para deixar o espaço clean, os fios devem ficar embutidos em conduítes (de uma polegada) dentro da parede. É preciso fazer uma pequena obra em casa. Se você não quiser sujeira, a opção é encomendar um painel de madeira que vai esconder todos os fios. (Também não sou muito fã de painéis).
• Um dos grandes segredos para montar um espaço de TV, além da altura certa do rack, é a altura da televisão. O ideal é que o meio do aparelho fique na altura dos olhos de quem está sentado no sofá. Um dos truques é colocar a base da TV a um ou dois palmos do rack. Televisão no meio da parede ou muita alta fica cafona.
• Cuidado com os enfeites sobre o rack. As pessoas exageram nas toalhinhas de crochê, nos porta-retratos e bibelôs. Se você não tem peças interessantes, melhor não colocar nada. Livros, pequenas esculturas e uma bandeja com copos e bebidas (para quem curte) são mais que suficientes.

Depois de tudo isso... vou a busca do meu rack!

2 comentários:

  1. Oi Raquel,
    Passei para retribuir a visitinha lá no meu blog, me emocionei com o seu recadinho, muito obrigada pelo carinho!
    Vim conhecer seu blog, então vou ficar por aqui lendo os posts antigos... com licença tá, rsrs
    Lá em casa ainda estamos com o nosso rack velhinho pois só vamos decidir por um modelo quando nossa sala estiver realmente pronta, ainda não sei mas acho que também vamos mandar fazer sob medida, mas isso vai demorar um pouquinho, ou um tantão... rsrs
    estou te seguindo!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Áh... fiquei feliz!
      Então estamos nos seguindo... rsrsrsrs
      Seja muitíssimo bem vinda!

      Excluir